muRata cria robô que pode evitar acidentes de carro

muRata cria robô que pode evitar acidentes de carro

muRata cria robô que pode evitar acidentes de carro

Uma nova geração de robôs pode estar surgindo, e desta vez a ideia é ajudar na prevenção de acidentes de carro. Para isso, a fabricante japonesa muRata anunciou robôs parecidos com bonecas que têm a função de auxiliar no controle do trânsito e até evitar acidentes de carro.

Ao se comunicar com os computadores de bordo dos automóveis, os modelos podem parar carros e redirecionar o tráfego de avenidas em obras, por exemplo. Isso ocorre porque as peças, chamadas de Cheerleaders, possuem sensores giroscópios, infravermelhos e microfones ultrassônicos que detectam objetos nos arredores.

Uma bola metálica é responsável pela sustentação do robô Cheerleader. Com isso, ao ser atraído por um ímã, o aparelho se movimenta e fica estática de acordo com os sensores de movimento da máquina. Além disso, existem luzes em partes de seu corpo e um microfone na cabeça, que o torna visível em locais escuros.

Essa tecnologia de locomoção foi originalmente desenvolvida por universidades como a de Tóquio e Carnegie Mellon.

A boneca, que tem 36 centímetros de altura e é portátil, ainda consegue dançar, movendo seus braços luminosos para cima e para baixo. Seu design, que busca uma aparência amigável, foi pensado para ser comparado a uma boneca kawaii, que quer dizer bonita em japonês.
O lançamento da robô, que foi desenvolvida em apenas um ano e meio, vem de encontro com o aniversário da fabricante muRata, que completa 70 anos em outubro.

Fonte: kioskea.net

Sobre o Autor

Marco Aurélio administrator

error: Content is protected !!